A minha Lista de blogues

domingo, 21 de janeiro de 2018

O templo de Luxor


O templo de Luxor foi o primeiro que visitei depois do sol posto. Fiquei fascinada com a iluminação, que cria um ambiente quase sobrenatural. Foi construído em frente do templo de Karnak, como um anexo. A ligá-los havia uma avenida ladeada de esfinges com cerca de 3 km. Está implantado numa posição paralela ao rio Nilo, na margem este. Os templos eram sempre construídos do lado no nascer do sol, ao passo que os túmulos, como o Vale dos Reis, ficavam situados na margem ocidental.

Este templo tinha a particularidade de dar legitimidade ao faraó, pois só após a sua passagem por aquele espaço sagrado era investido com a aura especial dos reis-deuses egípcios.

O primeiro pilone foi mandado construir por Ramsés II. Duas estátuas suas, sentado, são vestígios da decoração original, assim como o obelisco, cujo par  foi levado para França e está, inconfundível, na praça da Concórdia. Foi um presente oficial.



Durante o dia já tinha passeado junto ao Nilo e visto o templo, que ficava muito perto do hotel, mas fomos tão incomodados por vendedores, que resolvemos regressar ao conforto do hotel.

As estátuas de Tutankamon e a sua mulher



Depois da visita ao templo regressámos ao barco, onde passei a segunda noite em Luxor e a primeira a bordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário