A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1 de dezembro: Dia da União na Roménia


Hoje é um importante feriado na Roménia. É o seu Dia Nacional e celebra-se a união da Transilvânia, em 1918. 



A cidade está engalanada e junto ao Arco do Triunfo realiza-se uma parada militar.


Consegui ver a chegada do Presidente e o desfile da bandeira portuguesa, pois tinha um enorme ecrã de TV em frente.

No entanto, as celebrações começaram já domingo passado, com o lançamento da comemoração do centenário dessa data tão importante na História romena. Assim, o Governo organizou um espectáculo musical no Teatro Nacional, marcado pela pompa e circunstância, sobretudo à chegada, pois ao sairmos do carro, além de haver fotógrafos e televisões, tínhamos que subir, numa passadeira vermelha, a escadaria do teatro toda iluminada até à porta principal. Senti-me uma pop-star



A organização do concerto foi especialmente cuidada e a verdadeira estrela da noite foi a excelente orquestra da juventude. O programa variado incluiu, como seria de esperar peças musicais romenas do mais famoso compositor romeno Georges Enescu (1881-1955) como de outros seus compatriotas Theodor Rogalski (1901-1954) e Ciprian Porumbescu (1853-1883). Gostei em especial da "Hora da Mutenia" de Rogalski, obra inspirada numa dança romena. 


 

Também gostei muito das duas sopranos, já com carreiras internacionais relevantes, Adela Zaharia, romena e Kristine Opolais, letã.

Cheguei, entretanto, à conclusão que a vida cultural romena é bastante animada e interessante, incluindo concertos variados e de grande qualidade. Dessa forma consegui já conhecer as três salas de espectáculo principais: o Ateneu, a Ópera e o Teatro Nacional.




Desejo a todos um magnífico início de festas de Natal. Regresso amanhã a Lisboa. Voltarei só em 2018.       

Sem comentários:

Enviar um comentário