A minha Lista de blogues

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A vila de Trevões







Trevões é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira, distrito de Viseu, integrando-se na Região Demarcada do Douro.









A origem do topónimo tem levantado alguma controvérsia.
Alguns sugerem que o nome original seria Trovões, devido às frequentes trovoadas, que se registam na região. Mais tarde, pelo facto de crescer grande quantidade de trevo na zona, foi alterado para Trevões, segundo consta. Outra tradição sugere ainda a existência no antigo pelourinho da vila, hoje desaparecido, da representação de um escudo com cinco folhas de trevo, que pertencia a um fidalgo da freguesia, de nome Travassos, daí provindo o topónimo. Outros ainda defendem que Trevões é a evolução fonética de Trevules, aparecendo pela primeira vez no ano de 960, referido no testamento de uma Dona Fâmula.

Solar dos Caiados

A vila de Trevões constituía um importante centro social e económico entre o Douro e a Beira. Os séculos XVII e XVII foram de apogeu.  A nobreza local tentou enaltecer a sua linhagem construindo um conjunto de casas nobres e capelas que demonstravam o gosto e o poder dos seus senhores. 
Paço Episcopal



Os Bispos de Lamego deixaram também uma forte marca na vila ao construírem um sumptuoso paço.
Após a nacionalização dos bens da igreja no século XIX, a casa, juntamente com a quinta, foi vendida. O atual proprietário não a tem estimado. Uma pena, numa vila que está a recuperar tantas das suas casas.









Foi em Trevões que fiquei instalada na minha visita recente ao Douro. 




A vila de Trevões tem uma bela Igreja Matriz, um pequeno museu de Arte Sacra e outro etnográfico.
É uma vila tesouro. 

Sabia que esta belíssima Custódia do século XVII de Trevões está emprestada, desde 1883, ao Museu Nacional de Arte Antiga, onde está exposta?


A talha dourada do século XVIII escondeu os frescos originais do século XVI da Igreja Matriz de Trevões.




Santa Marinha, a padroeira de Trevões








Se juntarmos à sua localização, a tradição histórica, o excelente vinho e a simpatia das pessoas ficamos na presença de uma terra que vale muito a pena visitar e desfrutar. 



Sem comentários:

Enviar um comentário