A minha Lista de blogues

domingo, 6 de agosto de 2017

Exposição "Terracotta Army, Guerreiros de Xian"


Os Guerreiros de Xian são uma das mais valorizadas descobertas arqueológicas do século XX. As 8.000 figuras de terracota são constituídas por guerreiros, cavalos, carruagens, armas e ferramentas de uso quotidiano, construídas em tamanho real.

Foram descobertas no interior do mausoléu do primeiro Imperador da Dinastia Qin: Qin Shi Huang (século III a.c). 

A Grande Muralha da China, que atualmente se conhece, começou a ser construida sob a égide de Qin Shi Huang, com o objetivo de manter o seu império protegido. Contudo muito pouco resta da muralha inicial.







As figuras em terracota são um excelente exemplo de esculturas realistas chinesas.



 Usando a argila, tinta e cor, os artistas retrataram diversas personagens da sociedade. As cabeças dos guerreiros eram realizadas em moldes e depois esculpidas com feições, penteados e outras características individualizadas. 



Ao longo de 2000 anos, a cor perdeu-se.




Os guerreiros são todos diferentes.













 O exército tinha a função de guardar o mausoléu do imperador.


Ao longo dos anos realizaram-se muitas descobertas arqueológicas em todo o mundo. No entanto, em 1974, quando um grupo de camponeses estava a executar obras de abastecimento de água, na provincia de Shaanxi, encontraram diversos fragmentos de barro. Camada após camada de terra esses fragmentos eram cada vez maiores. Intrigados, pois achavam que se tratava da ira dos deuses por terem perturbado a sua paz, encontraram o que viria a ser considerado pela UNESCO a 8ª maravilha do mundo. Em 1987, este achado arqueológico foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.





Até dia 10 de setembro, pode visitar-se na Cordoaria Nacional uma grande exposição, que já percorreu diversas cidades europeias. São 150 reproduções, em tamanho real, do exército de terracota. O ingresso custa 11 euros. 


Foi uma manhã de domingo muito bem passada.




1 comentário: