A minha Lista de blogues

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Santo André, perdão São Pedro...

Hoje celebra-se o dia de São Pedro. Lembro-me que há três anos fiz um post sobre este Santo. Quando vivia na Madeira (até 1976) fazíamos sempre um arraial no jardim, que enfeitávamos com gambiarras coloridas e dependurávamos lanternas de papel na ameixieira. Não faltava o atum na ementa. Foi também a primeira vez que me deixaram provar vinho... e gostei!!!!


O dia de hoje é importante não só pelas memórias do passado, mas porque o meu sobrinho mais velho, que também tem nome de santo, mas não é Pedro (esse é o outro), faz 40 anos. Era das crianças mais bonitas que conheci. Não quando nasceu, pois parecia um ratinho, porém mais tarde, quando já andava. Tinha o cabelo alourado e os olhos azuis e vestia-se com roupas muito bonitas. Muitas delas a minha irmã dava-me o dinheiro para eu comprar e escolher, já que andava muitas vezes pelos lados da Av. de Roma e havia próximo, na Guerra Junqueiro, uma loja com artigos de bebé de ótima qualidade da Absorba e Petit Bateaux. Os meus filhos ainda chegaram a usar as camisolas interiores, que foram dele e do meu segundo sobrinho. Quando andava na secundária parecia o Tom Cruise, um ator que eu gosto muito.


Sempre que a minha irmã e cunhado deixavam eu levava-o para todo o lado. Fui eu que o levei ao circo pela primeira vez no Coliseu. Contudo, tive de sair, pois ele chorou profundamente, quando apareceram os palhaços. A primeira vez que entrei numa loja Mothercare em Londres foi para trazer coisas para o meu sobrinho. Ele também gostava muito da tita..


Quando estava a dar aulas perto de Abrantes e vivia num quarto alugado decidi levá-lo um dia, que tinha só uma reunião. Lembro-me que havia um senhor velhinho, familiar dos donos da casa que por vezes ia lá a casa e adormecia com muita facilidade. Deixei-o por uns instantes na mesma sala a fazer um desenho e corro quando o ouço dizer "Tia, tia, o velho já morreu". O que tinha acontecido é que o senhor tinha ficado por uns momentos imóvel com a cabeça toda deitada para trás, mas felizmente ainda dormia...


Hoje em dia é um papá babado. Tenho um sobrinho neto, que entrou este ano para a primeira classe.
Parece mais sossegado do que o pai. Há dois anos estava sozinha com ele na sala da TV, na casa da minha irmã e perguntei-lhe: Olha A. quantos anos tem o teu pai? Ele olhou para mim enquanto brincava e respondeu como se a pergunta fosse nova: "Olha, não sei. Tem menos de 100" e começou a contar 90, 91, 92, 93...até 98 e diz: " É isso, 98".


Bem conservado para os seus 98 anos...





Muitos parabéns André e beijinhos da terra de Simón Bolívar.


Sem comentários:

Enviar um comentário