A minha Lista de blogues

domingo, 25 de junho de 2017

O jovem Lincoln


Acabei de ver o filme sobre a juventude do futuro presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln. É de 1939, a preto e branco com Henry Fonda como ator principal, dirigido por John Ford. Gostei muito. Trata-se, principalmente, da defesa em tribunal do caso do assassinato de um ajudante de xerife. Foca principalmente a argúcia e a humanidade de Lincoln, o qual consegue revelar a verdade e salvar da destruição uma família pobre.

Nunca li uma biografia deste presidente, tão amado pelos americanos. A que temos em Lisboa não teve críticas positivas  e deixei-a para ler mais tarde. Se a tivesse aqui, começaria hoje a lê-la, até porque estão a acabar os livros que trouxe.

A evocação de Lincoln, faz-me sempre lembrar o grandioso monumento em sua memória construído em Washington DC ou então o Monte Rushmore, que visitei há 13 anos...


Lembro-me que havia muitas pessoas a tirar fotografias junto a um homem disfarçado de Lincoln, com umas antas, pois Lincoln era muito alto (e feio também).

É interessante ainda recordar com muito carinho os EUA e as muitas viagens que fizemos, pois vivi lá cinco anos. Contudo, confesso não tenho intenção de voltar nos próximos tempos e enquanto houver um presidente chamado Trump...

Sem comentários:

Enviar um comentário