A minha Lista de blogues

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Artist and Empire

Artist and Empire (En)countering Colonial Legacies é o título de uma exposição temporária na nova Galeria Nacional de Singapura.

 (de 6 Out. 2016 a 26 Mar. 2017)



Logo à entrada encontra-se uma estátua da Rainha Vitória de Emanuel Edward Geflowski, encomendada pela comunidade chinesa de Singapura no ano do jubileu de ouro da Rainha, em 1887.



O retrato da Rainha Isabel II, de Arthur Pan, foi encomendado pela Assembleia Municipal de Singapura para homenagear a coroação da rainha em 1953.


Sir Frank Swettenham foi um oficial britânico e conselheiro da Federação Malaia. O quadro é da autoria do pintor americano John Singer Sargent.



Auto retreato de Lim Yew Kuan, filho do fundador da Nanyang Academy of Fine Arts (NAFA). Foi professor de arte nesta instituição e depois da morte do pai tornou-se reitor. Recebeu do governo de Singapura uma condecoração pelo seu longo serviço público.


É claro que o outro retrato que aparece na composição da publicidade da exposição tinha que ser do fundador de Singapura, Sir Stamford Raffles, da autoria de George Francis Joseph (1817).

Havia diversas obras que merecem relevo:
A de Lawrence da Arábia e Sommerset Maugham, que pertencem ao espólio da Tate.




Rabindranath Tagore (1861-1941) o indiano que foi prémio nobel da literatura e outros mais, não tão conhecidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário