A minha Lista de blogues

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Joan Miró no Porto


Claes Odenburg. Colher de jardineiro  (2001) Serralves
Serralves- jardim

As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, estão em exposição na Casa de Serralves com o título "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose". 


A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981 e reúne setenta e seis pinturas, desenhos, esculturas, colagens e tapeçarias das oitenta e cinco obras do artista catalão, que pertenciam ao banco BPN. O afluxo de visitantes tem sido grande, como pude constatar na 6ª f, dia 20 de janeiro, com as salas cheias de crianças e adolescentes acompanhados pelos professores. Assim, foi anunciado o adiamento do seu encerramento ao público, previsto para 28 de janeiro, antes de serem realizadas obras no edifício a cargo de Siza Vieira.


Para mim trata-se de assunto essencialmente politico, uma vez que o governo anterior estaria a planear vender aquelas obras de Miró.


Confesso que só tirei fotos (sem flash), às que me pareceram mais interessantes, mas, em geral, achei que as obras não valem como nos pretenderam fazer crer, por ocasião do lançamento da exposição, cujo título é claramente pretensioso. No entanto, Serralves vale  sempre a pena uma visita, nem que seja pelo espaço e belos jardins. 





Sem comentários:

Enviar um comentário