A minha Lista de blogues

sábado, 17 de dezembro de 2016

O Meu Quebra Nozes

Em Portugal quando mencionamos "Quebra Nozes" as pessoas ligam ao ballet que Tchaikovsky compôs e foi estreado em 1892 em São Petersburgo, inspirado no romance de Ernest Hoffmann de 1816, o qual, devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia.

Não é a esse Quebra Nozes que me refiro, mas sim ao boneco em madeira, de um soldado, cavaleiro ou rei, criado em meados do século XV na Alemanha. Esse boneco faz parte da cultura popular alemã e é considerado um dos símbolos de boa sorte, protector da família contra os maus espíritos e o perigo. Hoje em dia os bonecos Quebra Nozes tornaram-se objetos decorativos na época do natal.

Nos Estados Unidos foram introduzidos nos anos 50 por soldados que estiveram na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e ficaram seduzidos por estes bonecos que se vendiam nos típicos mercados de natal. Eu também gosto muito de Quebra Nozes.


Coroa de Natal alusiva à música com instrumentos musicais e os imprescindíveis Quebra Nozes.

Não posso também esquecer o meu velhinho pai natal quebra nozes que ainda desempenha muito bem a sua função.

1 comentário:

  1. Bem giros os Quebra Nozes. Este ano na minha arvore tenho bonecos de Natal de varios sitios da Europa. E ate la esta uma rosa Tudor que a minha filha trouxe de Londres da ultima vez que la esteve. Anglofilices!

    ResponderEliminar