A minha Lista de blogues

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cancioneiro de Elvas na UCV














Hoje assisti a um concerto na Universidade Central da Venezuela (UCV) pelo Ensamble Zarabanda. Este grupo, formado por professores de música, tem-se dedicado, desde 2010 o ano da sua formação, à interpretação de música antiga, utilizando também instrumentos próprios da época.

O concerto de hoje era parte da celebração da Semana do Intérprete e do Tradutor, especialmente de língua portuguesa, organizado pela Faculdade de Humanidades da UCV.

O repertório preparado pelo Ensamble Zarabanda faz parte do Cancioneiro de Elvas, que consiste numa coleção de peças musicais do século XVI, cantadas em língua portuguesa e castelhana.

Gostei muito do concerto. Não conhecia as cantigas deste cancioneiro, as quais julgam-se foram compiladas na segunda metade do século XVI e descobertas em 1928 pelo musicólogo português Manuel Joaquim (1894-1986) na biblioteca municipal de Elvas. O concerto contou com uma plateia maioritariamente jovem, interessada que aplaudiu a iniciativa apoiada pela Embaixada de Portugal em Caracas. Amanhã será gravado um CD também com o apoio da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões.

Sem comentários:

Enviar um comentário