A minha Lista de blogues

domingo, 4 de setembro de 2016

Orquestra Sinfónica Simón Bolívar em Londres



Atua hoje no Royal Abert Hall, num concerto inserido no programa dos Proms, a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar, dirigida pelo prestigiado maestro venezuelano Gustavo Dudamel. A orquestra está num tour europeu, desde 29 de agosto até 14 de setembro, visitando Estocolmo, Helsinquia, Londres, Lisboa, Lucerna e Berlim.

O ano passado, tive o prazer de assistir a alguns concertos desta orquestra, entre os quais a série dedicada às Las nueve sinfonias de Ludwig van Beethoven, dirigidas por Dudamel.

Nesta mesma orquestra colabora também o jovem e excelente maestro, Joshua dos Santos, o qual, em 2015, dirigiu a Orquestra Sinfónica da Venezuela com obras de compositores portugueses no Dia de Portugal, que contou com a participação do pianista português António Rosado; um mês antes, dirigira a Orquestra Simón Bolívar no Concerto para Violino e Orquestra de Luís de Freitas Branco, em que Pedro Meireles foi o solista.

Prom é a simplificação da expressão "promenade concert", que originalmente se referia aos concertos ao ar livre, onde o público podia passear enquanto a orquestra tocava. Nunca assisti ao vivo a estes espetáculos anuais em Londres.

Nos Estados Unidos assisti, durante alguns anos, no Festival de Newport a belíssimos concertos nos jardins das mansões daquela cidade de Rhode Island.


Why do people wave flags at the Last Night of the Proms?

Sem comentários:

Enviar um comentário