A minha Lista de blogues

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pieter de Hooch

Estas férias juntei o pintor  Pieter de Hooch (1629-1684) à minha lista de favoritos. Depois de o ter admirado em Edimburgo e em Amsterdão e ontem  ter visitado em Lisboa o MNAA, onde se encontra outra das suas obras, não tenho dúvidas.








Lamento que haja pouca literatura sobre este pintor. Nos Países Baixos conseguimos comprar um estudo sobre a sua obra A Woman Preparing Bread and Butter For a Boy, (c.1661-63), que se encontra em Los Angeles no Getty Museum.







 Lembrei-me que em 2014 também gostei muito deste quadro da National Gallery em Londres

National Gallery, Londres


                  National Gallery, Edimburgo




Rijksmuseum, Amsterdão

 MNAA, Lisboa


A ida ao museu ontem (agora a entrada já não é gratuita aos domingos- paga-se 6 Euros) fez- me pensar, em conversa com o meu marido, se o património português não seria, hoje em dia, muito mais rico se, durante cerca de um século entre 1755 e 1850, Portugal não tivesse sido atingido por três diferentes tragédias: a primeira, o terramoto, maremoto e incêndios arrasando Lisboa no Dia dos Defuntos daquele ano do século XVIII; a segunda, as invasões francesas com todas as pilhagens e roubos por exércitos estrangeiros, no final da primeira década do século XIX; e, finalmente, quase trinta anos de instabilidade devido ao terrível conflito entre liberais e miguelistas e a subsequente guerra civil, as dificuldades da instauração de uma monarquia constitucional e a extinção das ordens religiosas, cujos conventos e Igrejas guardariam muito da memória e herança portuguesas.      




3 comentários:

  1. A escola flamenga é lindíssima!
    Espero ver algumas obras deste e doutros pintores em Vienna!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas umas boas férias. Vais a Salzburg? Depois conta.

      Eliminar
  2. Ja estive em Salzburg ha quatro ou cinco anos,talvez. Desta vez concentro-me em Vienna, Linz,Graz e Bratislava,logo ali ao lado.
    Estou ansiosa por partir,ate porque esta um calor de morte aqui!

    ResponderEliminar