A minha Lista de blogues

domingo, 8 de maio de 2016

Dia da Europa


Amanhã, dia 9 de maio, celebra-se o Dia da Europa.
Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, ministro dos negócios estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação para a Europa. 

Considera-se que a atual União Europeia  teve início com a proposta de Schuman.


A União Europeia é formada por 28 países. Em 1958, originalmente, a Comunidade Económica Europeia (CEE), como então se chamava, era formada pela Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Em 1973, deu-se um primeiro alargamento com a adesão da Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. 

A adesão de Portugal foi pedida em 1977. Mas só após oito anos de negociações é que Portugal passou a ser membro da CEE. 



Ainda me recordo da assinatura do tratado de adesão no Mosteiro dos Jerónimos pelo primeiro-ministro da época, Mário Soares, juntamente com Rui Machete (vice-primeiro-ministro), Jaime Gama (Ministro dos Negócios Estrangeiros) e Ernâni Lopes (responsável pelas negociações finais da adesão de Portugal à CEE). A  entrada efetiva aconteceu em 1 de janeiro de 1986, juntamente com a Espanha.

A Alemanha é o país da UE com maior número de habitantes (mais de 81 milhões), daí que o alemão seja a língua materna mais falada na UE (Alemanha, Áustria e Luxemburgo). A língua inglesa é falada no Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. Contudo, o número de cidadãos que se exprimem em inglês como primeira língua estrangeira torna este último idioma o mais utilizado, muito à frente do alemão ou qualquer outra língua. Os últimos alargamentos da UE têm vindo a confirmar a primazia do inglês como língua franca da União Europeia, como, aliás, acontece no resto do mundo.

O português é a 3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo. O seu conhecimento é cada vez mais valorizado em estágios e empregos na UE e em várias organizações internacionais. 

Curioso, Portugal tinha pouco mais de um milhão de habitantes na época áurea dos Descobrimentos e deixou marcas em todo o mundo, nomeadamente uma língua falada nos quatro cantos do globo. Os Países Baixos, que connosco rivalizaram naquela época, final do século XVI e inícios do XVII, só deixaram como registo histórico linguístico para além da Europa o africânder, o qual é apenas um dos vários idiomas falados na África do Sul e Namíbia. O Português é a língua oficial dos países que formavam as nossas colónias e em Pernambuco, onde os holandeses se estabeleceram por alguns anos, não há rasto do holandês...


O Dia da Europa foi comemorado oficialmente em Caracas, na Missão da União Europeia na passada sexta-feira 6 de Maio, mas eu não pude ir, porque tive um almoço à mesma hora.

Lembro-me das celebrações que fazíamos na escola por esta altura.


Tenho fotografias muito engraçadas. Organizava atividades, por exemplo, com meninos do 5º ano (sim, porque enquanto professora em Lisboa, de 2008 a 2014 consegui ser a "tapa buracos" e dar aulas do 5º ao 10º anos). Infelizmente, não posso publicá-las, pois ficaram todas com eles (adoravam aparecer nas fotos... e que giros... alguns deles voltaram a ser meus alunos no último ano...e que diferença, como cresciam...). Porém, tenho algumas do Dia da Europa em que participaram encarregados de educação com elaboração de receitas dos países da UE, alunos, na montagem e promoção do evento e alguns professores, os quais emprestavam materiais seus, nomeadamente recordações de diversos países da UE (pena ter perdido as reportagens feitas pelos alunos e publicadas por mim no jornal da escola). 























Viva Portugal na UE !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário