A minha Lista de blogues

terça-feira, 29 de março de 2016

Visita de Barack Obama a Cuba


O último presidente Americano a visitar Cuba foi Calvin Coolidge, em 1928.


Barack Obama prestou homenagem ao herói nacional cubano José Marti (1853-1895), pensador e autor de muitas obras de poesia, ensaios e discursos, que desempenharam um papel fundamental na organização da Guerra de Independência de Cuba.

Barack Obama escreveu: " É com grande honra que presto homenagem a José Marti, que deu a sua vida pela independência da sua Pátria. A sua paixão pela liberdade e auto-determinação  mantém-se viva no povo Cubano".










Os discursos dos Presidentes foram proferidos no grande teatro de Havana Alicia Alonso e o presidente americano aproveitou a oportunidade para saudar a prima bailarina, Alicia Alonso (1920),  que estudou nos EUA e fundou o prestigiado ballet nacional Cubano.








A visita histórica de Barack Obama a Cuba, depois de 54 anos de um bloqueio, o qual constituiu sempre um tema muito controverso para dirigentes e opiniões públicas dos dois países, veio dar ainda um maior impulso às relações diplomáticas bilaterais, cortadas em 1961 o ano em que nasceu o presidente americano. 



Sem comentários:

Enviar um comentário