A minha Lista de blogues

quinta-feira, 31 de março de 2016

Praia em Varadero, Cuba



maquete dos primeiros hoteis de Varadero
Varadero é uma península na província de Matanzas, a 130 km da capital. Tem cerca de 22 km de comprimento e menos de 1 km de largura.

A água temperada e cristalina e a areia fina atraíram cubanos e americanos endinheirados, que construíram aí as suas casas de praia, nas décadas de 20 e 30 do século XX.


Uma das mansões, junto ao campo de golfe, pertencia à família Dupont.
















Há zonas com muitas rochas e corais,
onde não se pode nadar.





Com o triunfo da revolução cubana de Fidel Castro, em 1959, todas as casas foram nacionalizadas.




No entanto fui informada que, nos últimos quatro anos, a lei tem permitido a algumas famílias comprarem as suas habitações (a prioridade é dada pela comissão de trabalhadores aos colegas, que se distinguiram no trabalho).





Durante anos, esta política de premiar os bons trabalhadores, seguida também pela União Soviética, levava muitos trabalhadores soviéticos a ganhar umas férias ao sol, em Cuba.



















Depois da queda do muro de Berlim e do colapso dos regimes socialistas, que formavam a União Soviética, Cuba sofreu uma grave crise económica e teve de voltar-se para o turismo como forma de a ultrapassar e dessa maneira captar divisas.


Há dois tipos de moeda em Cuba: os pesos cubanos (CUP) e os convertíveis (CUC) para os turistas.

vista do meu quarto


Surgem assim, na década de 90, empreendimentos turísticos, na maioria multinacionais espanholas, que desenvolveram o turismo num sistema de joint ventures com entidades cubanas.






São sobretudo hotéis de quatro e cinco estrelas, oferecendo a possibilidade de um serviço com tudo incluído. Fiquei instalada num desses estabelecimentos hoteleiros e pude verificar que a iniciativa privada funciona bem mesmo num país socialista.











A "preciosidade" decorativa na cama com toalhas...e o meu chapéu.














Excursões, galerias de arte, aulas de "salsa", ginástica na piscina, boa comida, concertos, espetáculos, fazem com que o turista se sinta bem.

















Varadero, março 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário