A minha Lista de blogues

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pedro Meireles em Caracas



O violonista português Pedro Meireles está em Caracas a representar Portugal no IV Festival Europeu de Solistas, promovido pela União Europeia em conjunto com o Sistema de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis da Venezuela (Fundamusical), o qual celebra os 40 anos da fundação em 2015.





Nos breves recitais de hoje, ao ar livre, de cada um dos solistas, havia justificada apreensão face às condições acústicas, mas Pedro Meireles ultrapassou-as facilmente. Pretendia-se criar um ambiente popular e acessível, diferente do que decorrerá nos concertos seguintes, desta semana, previstos para a Sala Simon Bolívar do Centro de Ação Social para a Música, em Quebrada Honda, Caracas.  Assim, o violinista português atuará com a Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar, dirigida pelo maestro luso-venezuelano Joshua dos Santos, amanhã dia 6 de Maio ( o Concerto para Violino e Orquestra de Luís de Freitas Branco foi a obra escolhida).



No recital de hoje, Pedro Meireles interpretou magnificamente três pequenas peças de Jenő Hubay, José Viana da Motta e Fritz Kreisler, acompanhado ao piano por Laura Silva. 

O sucesso foi estrondoso. No final foi muito aplaudido.


Muitas pessoas pediram para tirar fotografias com ele, incluindo eu e até uma adolescente, acompanhada pela mãe, demonstrou o seu fascínio pela forma soberba como Pedro Meireles tinha interpretado aquelas peças musicais e também pela sua maneira simpática e acessível no contacto com toda a gente.


















Foi um final de dia tão bem passado e é curioso que o número de visitantes do meu blog 141414 quis coincidir com esta "entrada"...



Pedro Meireles e Joshua dos Santos brilharam em Quebrada Honda no Correio da Venezuela



Novo CD


Sem comentários:

Enviar um comentário