A minha Lista de blogues

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Luís Freitas Branco (1890-1955)





Luís de Freitas Branco foi compositor, musicólogo e professor de música. Nasceu em Lisboa. Em 1916 terminou no Buçaco o seu concerto para violino e orquestra.

Hoje, tive o prazer de ouvir ao vivo esta peça musical com o violinista português Pedro Meireles. Atuou com a Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar da Venezuela, dirigida pelo maestro luso-venezuelano Joshua dos Santos.






O mesmo concerto para Violino e Orquestra, (a partir de uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Caracas com o apoio do Novo Banco na Venezuela e do Instituto Camões), foi gravado por Pedro Meireles em CD, no ano passado, com a Orquestra Sinfónica da Venezuela (OSV), dirigida pelo maestro português Osvaldo Ferreira.  Desde o princípio da década de 1980, que não era gravado aquela magnífica obra musical por um violinista português. 

Em 2016, no próximo ano, comemoram-se cem anos da composição daquele Concerto para Violino e Orquestra por Luís de Freitas Branco. Seria interessante assistir em Portugal à interpretação daquela obra, tendo como solista Pedro Meireles e o maestro Joshua dos Santos a dirigir uma orquestra portuguesa, o duo que conseguiu recriar, hoje, a belíssima atmosfera para onde nos transporta a música de Freitas Branco.    

Pedro Meireles e Joshua dos Santos com a OSJSB da Venezuela



Pedro Meireles (violinista), Laura Silva (pianista) e Joshua dos Santos (maestro)

Sem comentários:

Enviar um comentário