A minha Lista de blogues

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sean O'Malley nos Açores



Sean O'Malley presidiu às festas do Santo Cristo que decorreram ontem na ilha de São Miguel nos Açores. 

Sean O`Malley é doutorado em Literatura Portuguesa e Espanhola e escreve regularmente no seu blog http://www.cardinalseansblog.org/ . Declarou na homilia, em português impecável, que “é necessário superar o egoísmo para evitar a violência e servir os outros”. O cardeal foi considerado um dos favoritos para substituir Bento XVI, que se demitiu em 28 de fevereiro de 2013. Após a eleição do Papa Francisco foi um dos oito nomeados para o aconselharem no governo da Igreja. Falando aos jornalistas sobre o novo pontificado destacou a atenção que o Papa pretende colocar na  sua mensagem  de serviço aos pobres e justiça social para ajudar as pessoas a compreender melhor o que é a verdadeira missão da Igreja.


O arcebispo de Boston (capital do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América), região onde reside uma grande comunidade lusófona, lembrou a sua ligação aos emigrantes portugueses e disse ter tido já a oportunidade de sentir a “emoção destas festas”.

A primeira procissão em honra do Santo Cristo aconteceu em 1700, realizando-se todos os anos no quinto domingo depois da Páscoa. A imagem do Senhor Santo Cristo foi oferecida por Paulo III (1534 – 1549), ao primeiro grupo de religiosas que quis fundar um convento em São Miguel, tendo-se deslocado a Roma para pedir a respetiva autorização. 


Sem comentários:

Enviar um comentário