A minha Lista de blogues

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mahatma Gandhi




Mahatma Gandhi (1869-1948) uma das mais importantes personalidades políticas mundiais do século XX, liderou as campanhas de contestação política e social de não violência, que levaram à independência da Índia do domínio britânico e inspiraram ativistas em todo o mundo como Martin Luther King (1929-1968) e Nelson Mandela (1918-2013) 

Nasceu no seio de uma família hindu, na cidade de Portbandar, do estado indiano de Gujarat, situado no noroeste da Índia. Recebeu o nome de Mohandas Karamchand Ghandi. Ali passou a infância e foi à escola pela primeira vez. Aos sete anos a família mudou-se para Rajkot, situada naquela mesma região, pois o pai fazia parte da corte local. Teve então as primeiras noções de tolerância, face ao convívio das duas principais religiões do subcontinente indiano: a hindu e a muçulmana. Aos treze anos arranjaram-lhe noiva e casou como era costume na sua comunidade. 

Na escola secundária, influenciado por um amigo, que lhe dizia que os indianos eram um povo fraco, pois não se alimentavam de carne, exemplificando que os ingleses eram fortes e capazes de os governar porque a comiam, Gandhi decidiu provar alguns petiscos com aquele alimento. Apesar de ter gostado, o remorso de estar a mentir aos pais levou-o a abandonar esta tentação. 


Com o consentimento da mãe, a qual acreditava que os jovens perdiam a moralidade em Inglaterra e, após prometer-lhe nunca tocar em carne ou vinho, inscreveu-se, em 1888, no curso de Direito em Londres, deixando a mulher e um filho ainda bébé. Gandhi transforma-se num verdadeiro “gentleman” usando fatos à moda ocidental e chapéu. Aprendeu também a dançar, a tocar piano e teve lições de dicção.


Em 1891, regressou à India e em Bombaim familiarizou-se com as leis indianas, regressando a Rajkot onde tentou trabalhar como advogado. Em 1893, recebeu uma oferta de emprego na África do Sul e aceitou-a. Aqui conheceu o racismo, num episódio que descreve na sua autobiografia ”A minha vida”, quando lhe é recusado o lugar na 1ª classe do comboio onde viajava e mais tarde num hotel em Johannesburg. Contudo, os seus negócios continuaram a prosperar. Apesar de tanto na guerra dos Boers (1899) como na insurreição dos Zulus (1906) Gandhi ter demonstrado lealdade ao Império Britânico ao formar uma unidade de paramédicos indianos, era visto no seu país natal como porta-voz da minoria indiana na Àfrica do Sul. Mahatma Ghandi viveu 21 anos neste país africano, onde as suas ideias políticas e sociais amadureceram e, pela primeira vez, se expressaram publicamente na contestação ao racismo, já então prevalecente no governo e na administração sul-africanas. 

Iniciou um regime alimentar sem sal e sem farináceos pois acreditava que a renúncia voluntária era boa para a alma e para se empenhar ao serviço da comunidade teria de libertar-se de tudo o que fosse supérfluo, decidindo ter uma vida pobre e casta. 

Gandhi começou a designar o movimento indiano por Satyagraha, que significa “a força que emerge da verdade, do amor e da não-violência.” Em 1907, foi preso por ter organizado um boicote contra o registo de indianos, pois este previa que de futuro quem não fosse portador de uma certidão de registo poderia ser preso e extraditado.

No Verão de 1914, depois de mais de duas décadas na África do Sul, regressa à Índia. Trata-se já de uma personalidade muito conhecida e respeitada pela forma como liderou as lutas políticas e sociais indianas naquele país africano.




 Recebeu o apoio de muitos simpatizantes, incluindo a do poeta Rabindranath Tagore (galardoado com o prémio Nobel da literatura em 1913). Adere ao Partido do Congresso, que lutava pela independência do seu país do jugo britânico. 









A primeira atitude política de desobediência civil por parte de Gandhi e dos seus adeptos, ocorre em 1930, quando se opõe à lei da gabela, imposto muito impopular, que dá ao governo um lucro exorbitante sobre a produção de sal, iniciando ele próprio o fabrico de sal com a água do mar, após uma longa marcha. 



Promoveu a velha indústria doméstica do chakhra (roca), que costumava empregar milhares de tecelões, os quais ficaram sem trabalho devido à concorrência dos tecidos fabricados em Manchester, Inglaterra.







Assim, prometeu só usar roupa fiada manualmente (Khadi). Lutou até ao fim pela independência da Índia, alcançada no dia 15 de agosto de 1947. 


No ano seguinte em 30 de Janeiro, enquanto se preparava para dirigir as orações, Ghandi foi assassinado por um fanático hindu. 


Referências:
Arp, Susmita. Mahatma Gandhi. Expresso 2011

Gandhi, Mahatma. História da minha vida (ou as minhas experiências com a Verdade). Atlante. Lisboa 1943




Sem comentários:

Enviar um comentário